EN

Em Cena

A Judia
85ª Produção
Estreia: Estreia: 20 Junho 2024

ACTA - A Judia

Carreira: Lisboa, Faro

A Judia é um espectáculo de teatro e música que expande a colaboração entre Bertolt Brecht e Kurt Weill ao contextualizar um programa de peças musicais de Weill incrustadas na cena ‘A Judia’ da peça de teatro Terror e Miséria no Terceiro Reich, de Brecht.
O cuidado na selecção das peças musicais e o seu posicionamento estratégico em momentos específicos do monólogo (mais tarde tornado diálogo), resulta numa dramaturgia que é mais do que a soma das partes que a constituem. As peças musicais de Kurt Weill permitem que vislumbremos cenas da história do casal e o tumulto interno desta mulher que, no auge da propaganda hitleriana e por amar o seu marido, decide deixá-lo.

Um olhar brilhantemente sagaz às formas como as políticas do ódio podem invadir o dia-a-dia mundano dos cidadãos comuns. Judith era uma esposa amada, uma amiga, uma jogadora de bridge e uma dona-de-casa, mas aqui ela é reduzida à unidimensionalidade de judia.

Ficha Artística, Técnica e de produção

Autoria: Bertold Brecht/ Kurt Weill
Encenação e Dramaturgia: Jorge Balça
Direcção Musical e Piano: João Paulo Santos Cenografia, Figurinos e Caracterização: Nuno Esteves (Blue) Assistente de Nuno Esteves (Blue): Inês Peres
Intérpretes: Lara Martins (actriz/ soprano), Miguel Ferreira (actor) e Bernardo Marques (pianista) Desenho e Operação de Luz: Zeca Iglesias

Co-produção: ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, Teatro Municipal Joaquim Benite e Comuna Teatro de Pesquisa